terça-feira, 29 de junho de 2010

Arquitetura


A Fazenda Resgate foi reformada em estilo neoclássico, forma arquitetônica que tomava espaço em Paris na metade do século XVIII.A reforma foi realizada por Senhor Brusce, a pedido do proprietário da época, Manuel de Aguiar Valim.

A fazenda primeiramente foi construida em função do estilo senhorial português, em meados do século XVIII, que possuia apenas um nível de pavimento, adaptada mais tarde à solução mineira de produção de café, que possuia dois pavimentos, na primeira metade do século XIX. Em seguida, a fachada ganhou o toque néoclassico com uma escada central. A reforma em geral, foi realizada com materiais que diferem daqueles que foram usados na contrução da casa, por exemplo, o primeiro pavimento foi feito de pedras e pau-a-pique enquanto o segundo foi contruido com tijolos de adobe.

Apesar do estilo neoclássico, o fundo da residência não possui dois andares, e a planta da casa tem o formato de ‘U’ com algumas mansardar, janelas dispostas sobre o telhado. A reforma também abarca o pátio interno, que recebeu inovações. A sala de jantar foi colocada junto a ele para fins de arejamento e iluminação, como era de costrume nas residências burguesas na França, idealizando uma nova disposição do espaço.

A partir de 1858, o pintor espanhol José Maria Villaronga começa a pintar o segundo pavimento do casarão do Resgate. No hall de entrada encontram-se retratados os produtos agrícolas da fazenda. Na sala de visitas, em estilo barroco, pássaros brasileiros e detalhes em madeira coberta com folhas de ouro. Na sala de jantar, três afrescos: em posição central, a riqueza do proprietário, ladeando esta pintura, mais dois afrescos que representam a colônia chinesa de Bananal. A capela também se destaca por suas pinturas e detalhes em madeira com folhas de ouro. No mezanino, afrescos com várias representações de Nossa Senhora. No primeiro pavimento, além do altar em estilo barroco e das diversas pinturas, um grande afresco retratando o batismo de Jesus é peça central deste espaço.

Hoje a Fazenda Resgate foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional e é considerada uma das cem mais belas e importantes edificações da história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário